sábado, 9 de novembro de 2013

Polícia alemã recupera 1.500 obras de arte roubadas por nazis


Polícia alemã recupera 1.500 obras de arte roubadas por nazis

As telas estavam guardadas em más condições de armazenamento na casa de um homem de 80 anos, em Munique













A polícia alemã recuperou na casa de um homem de 80 anos, em Munique, 1.500 quadros - entre eles obras de Picasso, Matisse, Chagall e Nolde - que os nazistas roubaram ou confiscaram e que poderiam valer mais de US$ 1 bilhão no mercado.
A revista alemã Focus publicou neste domingo (03/11) que uma equipe de inspetores de alfândegas encerrou, com esta descoberta, uma investigação que começou em 2011, quando interceptaram pela primeira vez o homem.
Na época, ele foi parado em um posto de imigração quando voltava da Suíça com dinheiro acima do permitido pela legislação alfandegária.
Os quadros estão, agora, sendo avaliados por historiadora de arte, que ficou responsável por estabelecer autorias e valores.
De acordo com a Focus, o pai do homem de 80 anos era dono de uma galeria que comprou essas obras durante os anos 1930 e 1940. Elas estavam há meio século amontoadas em quartos sujos, escuros e cheios de estantes.
A pessoa que tinha em seu poder estes quadros vivia das receitas que obtinha com a venda esporádica - e ilegal - de alguns deles. Por este motivo, o Ministério Público alemão estuda acusá-lo de evasão fiscal.

Achei que deveria partilhar a notícia, será que iremos ter acesso a novas imagens dos quadros destes grandes artistas?

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/32209/policia+alema+recupera+1.500+obras+de+arte+roubadas+por+nazistas.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.