segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Transversalidade da Pintura em Helena Almeida

Estudo para o Enriquecimento Interior, 1977.

“[Helena] Almeida embraced their desire to liberate colour into three-dimensional space and began experimenting with ways of breaking with the confines of a canvas." - http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2009/oct/07/helena-almeida-portugal-artist

Reconhece o seu trabalho como pintura, utilizando a fotografia como médium para apresentar o resultado do seu trabalho artístico.” - http://cam.gulbenkian.pt/index.php?article=60131&visual=2&langId=1&ngs=1&queryParams=,autor|Almeida%20Helena&queryPage=0&position=3

"A autora revela no seu trabalho todas as dimensões e componentes que uma obra de “arte visual” pode comportar. (...) Há em Helena Almeida uma evidente “arqueologia” da pintura. 

(…) Helena Almeida confere uma “imagem” à linha, à mancha e à cor. (O que é inédito, porque a linha não costuma ter imagem, a linha “gera” ou é suporte da criação )

O artifício desta mise en scène nos diz que não existem nem visões puras, nem puros criadores, mas antes que o lugar do pintor está aquém e além da tela. É um lugar híbrido e misturado. O que se vê é também informado por aquilo que não se vê." - http://5dias.net/2009/04/10/helena-almeida-a-obra-fotografica-e-os-seus-desenhos-um-circulo-fechado-e-perfeito/

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Helena Almeida (1934, Lisboa, Portugal)

1955 Estudou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
1959 Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris.

Destacam-se a exposição na Fundação de Serralves (Porto, 1995), no Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela, 2000) e na Galerie im Taxispalais (Innsbrück, na Áustria, 2003). Pés no Chão, Cabeça no Céu é o nome da antológica realizada no Centro Cultural de Belém em Março de 2004. Em 2005 incorpora na 52ª Bienal de Veneza.

biografia completa: http://cam.gulbenkian.pt/index.php?article=60124&visual=2&langId=1&ngs=1

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